Apresentação

A Paróquia de Senhora Sant’Anna de Tucano surge ainda em meados do século XVIII por meio da fundação da Freguesia de Sant’Anna e Santo Antônio do Tucano – em alguns documentos, “do Tocano” ou ainda “dos Tocanos” – no governo de Dom José Botelho de Matos, Arcebispo de São Salvador da Bahia (1741 – 1760).

Adro da Igreja Matriz de Senhora Sant'Anna - Início do Século XX

O professor e historiador tucanense Rubens Rocha, em seu livro “História de Tucano” (1ª e 2ª edições – 1976 e 1987) afirma que a freguesia foi fundada no ano de 1754. Por sua vez, o historiador Cândido da Costa e Silva, em seu livro “Os Segadores e a Messe: O Clero oitocentista da Bahia” (2000), traz o possível ano de 1748 como marco de fundação. Todavia, data de 1757 o mais velho documento encontrado sobre a freguesia, uma carta escrita pelo Reverendo Padre Francisco Cabral de Sousa, o provável primeiro pároco de Tucano, que trata da recente instalação da paróquia e contém toda a descrição dos limites que estavam sob sua regência sacerdotal.

Segundo o Cel. Ignacio Accioli de Cerqueira e Silva, cronista português radicado no Brasil, em seu livro “Memórias Históricas e Políticas da Província da Bahia” (1835-1852), a construção em pedra e cal da Igreja Matriz de Tucano é uma obra idealizada por Frei Apolônio de Todi. O missionário Capuchinho e construtor das capelas do Monte Santo, vendo a precariedade do edifício feito de madeira, no fim do século XVIII, organiza um movimento para angariar fundos e construir o edifício dedicado a Santa Anna e Santo Antônio, oragos da Freguesia do Tucano.

A Villa Imperial de Tucano, futuro Município de Tucano, se torna emancipada da Vila de Nossa Senhora do Itapicuru de Cima em 21 de março de 1837, graças, entre outros aspectos e circunstâncias, à independência religiosa da Freguesia de Sant’Anna e Santo Antônio do Tucano que contava com pároco próprio e organização formada.

Em momento não definido da história da paróquia, a devoção aos padroeiros passa por um interessante processo de separação. Santa Anna se sobrepõe na sede do município, ficando entronada na Igreja Matriz de Tucano; por outro lado, Santo Antônio é entronizado na capela do distrito de Crenguenhem que se tornou a segunda paróquia municipal.

A Paróquia de Senhora Sant’Anna de Tucano está diretamente ligada à história da formação do Povo Tucanense, sendo marco e símbolo identitário de sua gente, de sua religiosidade e tradição.

Texto por Astério Moreira

Igreja Matriz de Senhora Sant'Anna de Tucano - 1954
Igreja Matriz de Senhora Sant'Anna de Tucano - 1957 (Arquivo - IBGE)