Matrimônio

“A aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre os batizados, foi elevado por Cristo Senhor à dignidade de sacramento” (CIgC, 1601). “As propriedades essenciais do Matrimônio são a unidade e a indissolubilidade que no Matrimônio cristão recebem firmeza especial em virtude do sacramento” (Cân, 1056).

A celebração do sacramento do Matrimônio é, antes de tudo, um ato de espiritualidade e de encontro com Deus, pelo qual, um cristão e uma cristã, diante de Deus e da Igreja, assumem o sagrado compromisso de viver o amor e a fidelidade por toda a vida, em obediência à ordem do Senhor: “por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e unir-se-á à sua mulher e os dois serão uma só carne” (Mt 19,5).

Os noivos que decidem contrair Matrimônio se apresentem na secretaria paroquial, pelo menos, com seis meses de antecedência; caso os noivos, ou um deles, precisem receber algum sacramento, é necessário apresentar-se ao padre com um ano de antecedência, para preencher a parte do processo de habilitação (juramento dos noivos) e para o colóquio, que esclarecerá os pontos de vista da Igreja a respeito do Matrimônio: trata-se de um momento importante de evangelização e de tomada de consciência, por parte dos noivos, da santidade e da dignidade do sacramento do Matrimônio. Nesse encontro, lembrar-se- á, também, da necessidade da Confissão antes da celebração do sacramento. Faz-se necessária, também por parte dos casais conviventes, a participação aos encontros para noivos que realizados pela Paróquia através da Pastoral Familiar.

Conforme a legislação da CNBB, complementar ao cânone 1083 do Código de Direito Canônico, a idade mínima para o Matrimônio é de dezesseis anos para a mulher e de dezoito anos para o homem. Para a celebração do Matrimônio não se requerem padrinhos, mas há apenas a necessidade de testemunhas. Para tal encargo, pode- se escolher qualquer pessoa. Contudo, a Igreja orienta seus fiéis para que escolham, preferencialmente, casais que tenham recebido o Matrimônio e deem testemunho de vida cristã.

(Primeiro Sínodo Diocesano – Documento Final) Diocese de Serrinha

Para mais informações, por gentileza, entre em contato com a Secretaria Paroquial.