Unção dos Enfermos

“Pela sagrada Unção dos Enfermos e pela oração dos presbíteros, a Igreja toda entrega os doentes aos cuidados do Senhor sofredor e glorificado, para que os alivie e os salve. Exorta os mesmos a que, livremente, se associem à paixão e morte de Cristo e contribuam para o bem do povo de Deus” (LG, 11).

Este sacramento de cura é eficaz para o perdão dos pecados, e para o alívio dos sofrimentos do enfermo. Em verdade, no rito da Unção, o sacerdote pede que, por esta santa Unção e pela sua infinita misericórdia, o Senhor venha em auxílio do enfermo com a graça do Espírito Santo, para que Ele o salve e, na Sua bondade, alivie os seus sofrimentos*. Antes da Unção, quando o enfermo tem consciência, deve confessar-se.

* Cf. Introdução ao Ritual da Unção dos Enfermos.

O momento oportuno para a celebração da Unção dos Enfermos é quando o fiel, já tendo atingido a idade da razão, começa a correr perigo de morte por doença ou por velhice, ou antes de fazer uma operação cirúrgica que implique riscos. Não é, portanto, um sacramento só para aqueles que estão no fim da vida (SC, 73). “Se um doente que recebeu a Unção recuperar a saúde, pode, em caso de nova enfermidade grave, receber outra vez este sacramento” (CIgC, 1515).

(Primeiro Sínodo Diocesano – Documento Final) Diocese de Serrinha

A Unção dos Enfermos pode ser ministrada pelo Padre, mediante a solicitação junto à Secretaria Paroquial.