Ministério
Extraordinário da
Sagrada Comunhão

“Jesus deu-se todo não reservando nada para si”

O Ministério Extraordinário da Santa Comunhão nasceu depois do Concílio Vaticano II pela necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) na missão tão ampla de evangelização, como faziam as primeiras comunidades cristãs (At 6, 3). O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, tendo também outras funções.

Quando somos escolhidos para exercer esse sublime ministério, devemos nos sentir estimulados a procurar uma vida que seja testemunho de fé e bons costumes, viver mais intensamente do ministério da Eucaristia que é sinal e fonte de unidade da Igreja. Ao distribuirdes a comunhão aos irmãos, praticareis com mais fervor a caridade, como o Senhor ordenou quando disse aos seus discípulos, ao dar-lhe de comer o seu corpo. O que vos mando é que ameis uns aos outros.

Devemos assumir a função de distribuir aos vossos irmãos o pão que é o corpo do Senhor com o intuito de servir e edificar a Igreja.

“Cada Hóstia consagrada é feita para se consumir de amor em um coração humano”.

São João Maria Vianney