Pastoral
Litúrgica

"Vos deixei fortalecer no seu santo serviço, crescendo de bem para melhor, de virtude em virtude"

A palavra Liturgia vem do grego λειτουργία, que quer dizer ação do povo. O termo liturgia no sentido de “serviço divino”, serviço religioso e ritual é ao mesmo tempo, a salvação realizada por Deus na sua Igreja e o culto prestado a Deus por essa Igreja. Conjunto dos modos usados no desenvolvimento dos ofícios e/ou sacramentos; rito ou ritual. São conduzidos por algo que ordena e conduz os seus respectivos cultos e ritos por séculos. Para a Igreja Católica, a Liturgia apresenta-se como o fio condutor de toda e qualquer ação religiosa, segundo definição do Concílio Vaticano II. Também é “Celebração litúrgica, enquanto obra de Cristo e do seu corpo, que é a Igreja, é ação sacra por excelência” (Sacrosanctum concilium, n.7).

A “equipe de pastoral litúrgica” é um grupo de leigos ou consagrados que servem para promover, organizar, dinamizar e programar a vida litúrgica como um todo numa comunidade, paróquia, ou diocese… Por isso é importante que a pastoral:

• Promova um encontro de engajamento;
  • Invista em treinamento e formação;
  • Procure manter a motivação do grupo.

A Pastoral Litúrgica tem a função de organizar a vida litúrgica da comunidade. A Liturgia ocupa um lugar central em toda a ação evangelizadora da Igreja. Ela é o cume para o qual tende a ação da Igreja e ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda sua força (cf. Sacrosanctum Concilium n.).

“Vinde meus filhos, não tenhais medo, aqui estou para vos contar uma grande novidade!”

Nossa Senhora de La Salette