Pastoral
do Dízimo

“Que cada um dê conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois Deus ama quem dá com alegria” (II Cor 9,7)

Dízimo é sacrifício, renúncia, doação de si, pois o que é oferecido do trabalho e suor do dizimista. O dízimo leva também uma comunidade a resgatar nossas origens, fazendo frente às necessidades primárias, mas visando sempre o testemunho maior, a fraternidade, a solidariedade, a igualdade.

Pelo dízimo, os cristãos dão à Igreja os meios para ela cumprir a missão que Jesus confiou à evangelização dos homens em todo o mundo. O dízimo está também relacionado com amor fraterno, pois manifesta a amizade que circula entre os membros da comunidade.

A Igreja Católica não obriga seus fiéis a contribuir com o dízimo. Também não os obriga a doar o valor que corresponde ao sentido da própria palavra: décima parte. São Paulo esclarece em sua segunda carta aos cristãos de Corinto: “Que cada um dê conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois “Deus ama quem dá com alegria” (II Cor 9,7).

O dizimista deve fazer sua oferta exercitando o seu coração para a solidariedade que cura o egoísmo, para a partilha que equilibra a vida dos mundos.

Você já é dizimista? Se é, como anda sua fidelidade com o dízimo? Ele é expressão de sua generosidade e gratidão a Deus? Se você ainda não é dizimista: que tal dar esse passo de conversão em sua vida? Vale lembrar: Dízimo e coletas não são para o padre, mas para o benefício da própria comunidade. Vamos fazer essa corrente de generosidade e doação crescer! Ganha a comunidade e todos nós!

Ser dizimista é ser feliz!